Mulheres que inspiram com Fernanda Rodrigues



Bom dia, meninas! Tudo bem?

A coluna "Mulheres que Inspiram" hoje traz uma escritora maravilhosa e aniversariante da semana.
Faz uns bons anos que conheço a Fê (já perdemos a conta. hahaha), uma amizade que começou através da tela de um computador tendo apenas em comum, nosso amor pelos Meninos da Rua de Trás, sim eles mesmos, os Backstreet Boys.
Nossa amizade foi se estreitando, até que em 2015, decidimos viajar juntas na primeira viagem internacional de ambas, seria ótimo, se não fosse o detalhe que: Nunca tínhamos nos encontrado pessoalmente!
E foi ótimo mesmo! Toda aquela sintonia que tínhamos pela web passou para o mundo real.

Mas chega de papo, vamos conhecer mais dessa mulher inspiradora!



Foto por Bruno Andrade
B.M:Fê, lembro que uma vez eu te falei que éramos empoderadas antes de mesmo de se falar no empoderamento feminino. Como você avalia a sua trajetória em busca desse empoderamento? 

F.R:Então, Moni, acho que o empoderamento é fruto de muito autoconhecimento. E tem que ter coragem para olhar para dentro, para reconhecer onde se está acertando ou errando. Eu, como virginiana que sou, gosto muito de estudar o caminho que quero percorrer e assim evitar os problemas que podem surgir. Além disso, medito, escrevo em diário e faço terapia. Creio que essas estratégias me possibilitam saber três coisas muito importantes: 1. De onde eu vim (e olhar com carinho para tudo o que vivi); 2. aonde quero chegar; 3. Quais são os meus limites. A partir disso fica mais fácil tomar as decisões necessárias para o que for preciso fazer. Não sei se a nossa trajetória de empoderamento se finda — estamos sempre em busca de sermos pessoas melhores, não? — mas é assim que eu baseio a minha busca: por meio do autoconhecimento. 


B.M:Com muita garra e talento, você conseguiu lançar seu primeiro livro esse ano. Quais foram as maiores dificuldades para esse sonho se concretizar? 

F.R:Trabalhar com literatura — assim como com qualquer outra forma de arte — exige paciência, persistência e estudo. Acho que, atualmente, a maior dificuldade que eu tenho enfrentado é conseguir ter um tempo de qualidade para escrever. Para o meu primeiro livro, A Intermitência das Coisas, além de ter que roubar tempo de outras atividades para poder escrever, tive que ter a paciência para encontrar uma editora que tivesse relação com o meu trabalho. Vencer essa ansiedade de fechar contrato com qualquer casa editorial para ver o livro pronto logo é sempre muito complicado para qualquer escritor iniciante e comigo não foi diferente. 


B.M:Você se considera uma mulher empreendedora? 

F.R:Eu confesso que não gosto muito da parte burocrática de ser empreendedora (corro das planilhas! Hahaha) e que, de certo modo, sempre fugi de me denominar assim por causa dela. De qualquer modo, eu trabalho com muitos projetos, então não posso dizer que não empreendo, ainda que o meu lado artista pulse mais dentro de mim. Se eu pudesse, seria uma empreendedora que não cuidaria de tudo sozinha, sabe? Talvez seja isso que me deixe tão exausta e que não me permita levar o meu lado empreendedora como mais um dos meus trabalhos. 


B.M:De todo os projetos que você está envolvida no momento, qual é o seu “queridinho”? Pode contar um pouquinho dele? 

F.R:Ainda estou babando no meu primeiro livro, A Intermitência das Coisas: sobre o que há entre o vazio e o caos, que saiu em junho pela Editora Penalux. Esse é um projeto que diz muito de uma parte importante da minha vida em que estive experimentando formas diferentes de trabalhar com o texto poético. Meu intuito sempre foi desmistificar a Poesia como algo difícil — ainda que sofisticado — e, pelos retornos que tenho recebido dos leitores, acho que estou conseguindo com esse livro.Além disso, comecei a loja do meu blog, o Algumas Observações, e com ela, o projeto de Poesia Avulsa, em que produzo Cartões Poéticos que são datilografados e assinados por mim. Esses cartões podem ser adquiridos de forma avulsa ou nos Embrulhos Poéticos. Produzir esses produtos tem sido uma aventura muito divertida. Eu não vejo a hora de vê-los chegando aos seus leitores.
Por fim, mas não menos importante, estou trabalhando no meu próximo livro. Então, em breve teremos novidades sobre isso também. O que posso adiantar é que ele será composto por breves narrativas (contos e crônicas) e que está ficando bem bacana. 


B.M:Agora, uma mensagem para inspirar e encorajar todas essas mulheres maravilhosas que acompanham aqui o blog: 

F.R:Corram atrás do que vocês querem, não deixem que a família, os amigos ou a sociedade lhes calem. Cerquem-se das pessoas certas: aquelas que sempre vão te apoiar e serem sinceras como têm que ser. Inspirem-se em outras mulheres que empreendem, estejam com outras mulheres que fazem o mesmo que vocês querem fazer e, sobretudo, apoiem essas mulheres. É importante estarmos juntas (nas atividades, nos lançamentos, nas divulgações, nas compras de produtos e serviços). Quanto mais estamos entre nós, mais a gente se fortalece. Por fim, os tempos estão sombrios, mas é importante seguir amando e criando. Isso também é um modo de resistir ao silenciamento e à violência.


Não deixem de acompanhar a Fê no instagram e de acompanhar o blog Algumas Observações

Espero muito que vocês gostem e se inspirem verdadeiramente nas nossas convidadas. Mudar a nossa história, seja pessoal ou profissionalmente, só depende de nós!


Beijos,
Moni

Comentários

  1. Suas lindas! Eu tenho muito orgulho de ser amiga de vcs! Quando eu crescer quero ser igual a vcs duas! 😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, nosso trio é imbatível! E vc, sem dúvida é peça fundamental para nossa amizade funcionar tão bem! :)

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Se você tiver um blog, deixe seu endereço aqui também, vou adorar conhecer seu cantinho!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Loção Firmadora para o Corpo TimeWise da Mary Kay

Eis a novidade?: Vou me casar!

Novidade no Blog: Parceria Casa da Toalha!!!